FOTOGRAFAR

terça-feira, 28 de junho de 2011

ALGUMAS PAISAGENS DO SERIDÓ

PEDRAS, ÁGUAS, SERRAS E O POR DO SOL EM PARELHAS/RN

A grande maioria dos 513,052 km ² da área terrestre de Parelhas é plana, além de algumas serras no canto sudoeste, com uma altitude média de 300 m e o ponto mais alto é de 500 m. A cidade possui muitos rios, canais, córregos e lagos e é conhecida por sua riqueza de recursos minerais. Utilizando o gipe para subir aos lugares mais altos e trilhas a pé para outros de difício acesso, eu e alguns amigos fotografamos e exploramos alguns pontos com vistas magníficas, obtendo imagens panoramicas do lugar, comprovando que nosso seridó é muito bonito e pouco explorado pelo turista.

RESEVATÓRIO BOQUEIRÃO DE PARELHAS

Também chamado de Ministro João Alves, o Boqueirão de Parelhas possui uma capacidade máxima de 85 milhões de metros cúbicos ocupando o status de segundo maior reservatório do estado do Rio Grande do Norte. O Rio Seridó, no qual esta barragem foi construída, banha cidades importantes do estado como Jardim do Seridó, São José do Seridó, Caicó e São Fernando. A seguir veremos algumas imagens do açude que registrei durante a aula de campo de Fotografia Profissional com o professor e amigo Hugo Macedo.

CASA DE LEITE DE PEBA E MARIA DO CÉU

Em meio as Serras do Gargalheiras na cidade de Acari no Rio Grande do Norte, moram o casal de idosos José Felipe (Leite de Peba) e dona Maria do céu, sozinhos e distantes do mundo eles levam uma vida simples e rústica, como não possui energia no local, o rádio de pilha é o único meio de comunicação com o mundo lá fora. Para chegar a sua propriedade é necessário escalar a montanha de pedras por algumas horas, é uma verdadeira e cansativa aventura. Seus alimentos ainda são conservados como antigamente, a carne é seca, salgada e dependurada em cordões fora do alcance dos animais, seu fogão ainda é a lenha, sua água é armazenada em um pote de barro e a lamparina ilumina suas noites frias e escuras. Inclusive a equipe de Ana Maria Braga do programa MAIS VOCÊ da globo, já esteve lá documentando a história dos simpáticos velhinhos. Se existe máquina do tempo eu não sei, mas voltei ao passado naquele momento e percebi que cada um pode ser feliz do seu jeito e como pode.

Gargalheiras, o mais belo reservatório d'água do interior do Rio Grande do Norte.

A grande represa está localizada a três quilômetros de Acari e é um dos principais pontos turísticos para quem percorre os roteiros do Seridó. Suas águas se estendem por mais de sete quilômetros, chegando bem próximo a Currais Novos, uma das cidades pólos do Seridó.